O Ministério Público Federal na implementação do direito à educação indígena no município de Santarém/PA
DOI :
https://doi.org/10.36662/revistadocnmp.i9.151Mots-clés :
Ministério Público Federal, Direito à educação, Povos indígenas, Lutas sociais, Direito ConstitucionalRésumé
Constitui finalidade deste artigo evidenciar a relevância da atuação do Parquet federal para o processo de implementação do direito à educação escolar indígena no município de Santarém, no Estado do Pará, iniciado no ano de 2006. A temática investigada destaca a intervenção do Ministério Público Federal para dar efetividade às suas funções previstas na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, promovendo os interesses sociais e individuais que são indisponíveis, mediante instauração de Inquérito Civil ou Ação Civil Pública, de modo a defender os direitos e os interesses dos povos indígenas.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Paulo Sérgio de Almeida Corrêa, Joniel Vieira de Abreu, Rose Melry Maceió de Freitas Abreu 2021

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Ao submeterem artigos à Revista do Conselho Nacional do Ministério Público, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a Revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território ou qualquer outra, incluindo as plataformas de indexação de periódicos científicos nas quais a Revista venha a ser indexada. A Revista do CNMP fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.