Liberdade de expressão dos membros do Ministério Público: garantias, limites e balizas traçadas pelo CNMP
DOI:
https://doi.org/10.36662/revistadocnmp.i8.126Palabras clave:
Liberdade de expressão. Ministério Público. Garantias e limites constitucionais e legais. Controle disciplinar pelo Conselho Nacional do Ministério Público. Balizas jurisprudenciais.Resumen
O presente artigo trata da liberdade de expressão dos membros do Ministério Público brasileiro. A análise parte da constatação de que a evolução tecnológica ampliou o acesso e a velocidade da propagação da informação, passa pela demonstração de que a proteção do direito à liberdade de expressão é imprescindível para a manutenção do Estado Democrático de Direito e chega no cerne do tema, em que são expostas as razões pelas quais os membros do Parquet se submetem a restrições maiores em suas manifestações. Além de analisar o tema à luz da doutrina e do ordenamento jurídico brasileiro, faz-se um estudo da jurisprudência do CNMP, da qual se extraem as balizas ao exercício do direito à liberdade de expressão que vem sendo traçadas paulatinamente.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Ao submeterem artigos à Revista do Conselho Nacional do Ministério Público, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a Revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território ou qualquer outra, incluindo as plataformas de indexação de periódicos científicos nas quais a Revista venha a ser indexada. A Revista do CNMP fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.