O Ministério Público Federal na implementação do direito à educação indígena no município de Santarém/PA
DOI:
https://doi.org/10.36662/revistadocnmp.i9.151Palavras-chave:
Ministério Público Federal, Direito à educação, Povos indígenas, Lutas sociais, Direito ConstitucionalResumo
Constitui finalidade deste artigo evidenciar a relevância da atuação do Parquet federal para o processo de implementação do direito à educação escolar indígena no município de Santarém, no Estado do Pará, iniciado no ano de 2006. A temática investigada destaca a intervenção do Ministério Público Federal para dar efetividade às suas funções previstas na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, promovendo os interesses sociais e individuais que são indisponíveis, mediante instauração de Inquérito Civil ou Ação Civil Pública, de modo a defender os direitos e os interesses dos povos indígenas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Paulo Sérgio de Almeida Corrêa, Joniel Vieira de Abreu, Rose Melry Maceió de Freitas Abreu
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem artigos à Revista do Conselho Nacional do Ministério Público, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a Revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território ou qualquer outra, incluindo as plataformas de indexação de periódicos científicos nas quais a Revista venha a ser indexada. A Revista do CNMP fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.