Do litígio à constrtução coletiva

a negociação estrutural como ferramenta do Ministério Público para a defesa do direito à educação

Autores

  • João Luiz de Carvalho Botega
  • Analú Librelato Longo
  • Nicole Lange de Almeida Pires

DOI:

https://doi.org/10.36662/rjcnmp.v12.835

Palavras-chave:

Negociação, Ministério Público, Educação

Resumo

O enfrentamento de problemas estruturais como a falta de vagas na educação pública desafia a efetividade das respostas judiciais tradicionais. Este artigo analisa a negociação estrutural como ferramenta legítima e estratégica do Ministério Público para indução de políticas públicas e promoção de direitos fundamentais. Com base na experiência concreta de um município paradigma, de médio porte, marcada pela judicialização infrutífera e desarticulação institucional, examina-se como a atuação resolutiva, dialógica e planejada — ancorada em marcos normativos do processo estrutural e métodos negociais desenvolvidos pela Escola de Negociação de Harvard — permitiu a construção de soluções sustentáveis, legítimas e progressivas. A experiência analisada oferece subsídios para o fortalecimento do perfil transformador do Ministério Público e para o aprimoramento das respostas públicas diante de controvérsias coletivas e estruturais.

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Publicado

2025-10-21