Por trás dos muros
o longo caminho até o fechamento da unidade socioeducativa Case Cabo - Pernanbuco
DOI:
https://doi.org/10.36662/rjcnmp.v12.834Palavras-chave:
Violação de direitos, Estudo de casoResumo
O texto em tela é um extrato da atuação da curadoria da Infância e Juventude do município do Cabo de Santo Agostinho-PE, pela fiscalização da estrutura e condições de funcionamento do Centro de Internação daquela jurisdição. Com histórico de superlotação, rebeliões, lideranças de comando instituídas, tortura e episódios de fuga em massa, a unidade foi alvo de denúncias veiculadas pela mídia, de repercussão nacional, considerando a discrepância das condições de funcionamento em contraponto ao estipulado na Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2018 - SINASE e Resolução nº 252 do CONANDA, em flagrante e reiterada violação dos direitos fundamentais de socioeducandos que lá cumpriam medida. Esta pesquisa buscou, em caráter de cooperação ministerial, levantar informações acerca da relevância da implementação de medidas e providências com vistas à regularização da oferta de condições dignas aos adolescentes e jovens em cumprimento da medida extrema de internação, tanto no tocante à higiene e alimentação quanto de saúde, segurança e bem-estar. O objetivo central deste estudo remonta o histórico de irregularidades apontadas pelo Ministério Público, e o trabalho desempenhado, com o deslinde de fechamento do referido Centro de Internação. Os dados colhidos foram categorizados por pesquisas qualitativas e pelo acervo de atas e compilados de procedimentos instaurados no âmbito judicial e extrajudicial, o que permitiu aprofundamento dos impactos das providências almejadas, cujo resultado fora a perda do objeto em razão da inequívoca necessidade de desativação da unidade Case Cabo.
Referências
ANGRA DOS REIS. **Plano de reordenamento do sistema de saúde em Pernambuco**. Disponível em: <>. Acesso em: 17 mar. 2025.
ARIÈS, Philippe. **História social da criança e da família**. Tradução de Dora Flaksman. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. **Conselho recomenda fechamento de duas unidades de internação de adolescentes em Pernambuco**. Brasília, DF: Conselho Nacional de Justiça, 2024. Disponível em: <>. Acesso em: 16 mar. 2025.
BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. **Resolução nº 1954/2021**. Brasília, DF: Conselho Nacional de Justiça, 2021. Disponível em: <>. Acesso em: 16 mar. 2025.
BRASIL. Conselho Nacional do Ministério Público. **Resolução nº 672, de 14 de março de 2024**. Brasília, DF: Conselho Nacional do Ministério Público, 2024. Disponível em: <>. Acesso em: 16 mar. 2025.
BRASIL. Conselho Nacional do Ministério Público. **Sinase: Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo**. 2006. Disponível em: <>. Acesso em: 17 mar. 2025.
MENDES, Emilio Garcia. **Adolescentes e responsabilidade penal: um debate latino-americano**. Brasília, DF: UNICEF/ABMP.
ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. Seção Pernambuco. **OAB-PE denuncia à ONU situação indignante nas unidades da Funase**. Recife: OAB-PE, 2024. Disponível em: <>. Acesso em: 16 mar. 2025.
PÉREZ LUÑO, Antonio Enrique. **Derechos Humanos, Estado de Derecho y Constitucion**. 6. ed. Madrid: Tecnos, 1999.
PIOVESAN, Flávia. **Direitos humanos e justiça internacional**. São Paulo: Saraiva, 2006.