Projeto sustentando a atenção primária do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN)
os desafios da judicialização da saúde pública e uma atuação resolutiva com apoio dos centros de apoio operacionais
Résumé
O presente trabalho tem como objetivo investigar o “Projeto SUStentando a Atenção Primária” e analisar como uma atuação extrajudicial estratégica e estruturada do Ministério Público pode contribuir para a efetivação do direito à saúde no que toca à atenção básica. A pesquisa adota a metodologia de estudo de caso, utilizando fontes bibliográficas, documentais e legislativas. A atuação extrajudicial do MPRN, facilitada pelo CAOP Saúde, mostra-se eficaz ao resolver fragilidades sem recorrer à Justiça, fortalecendo a atenção básica por meio de acordos diretos com gestores de saúde. Concluise que o “Projeto SUStentando a Atenção Primária”, vencedor do Prêmio CNMP 2023, representa uma abordagem resolutiva e e?ciente na defesa do direito à saúde, fortalecendo a gestão pública e garantindo maior efetividade dos serviços oferecidos pelo SUS.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Marcus Aurélio de Freitas Barros 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Ao submeterem artigos à Revista do Conselho Nacional do Ministério Público, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a Revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território ou qualquer outra, incluindo as plataformas de indexação de periódicos científicos nas quais a Revista venha a ser indexada. A Revista do CNMP fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.