Introdução
Mots-clés :
introduçãoRésumé
O Ministério Público brasileiro, em sua atual roupagem constitucional, vem adquirindo, desde 1988, maturidade e musculatura para cumprir com altivez suas relevantes missões na República. Essa maturidade, forjada em grande parte na luta diária de membros do Ministério Público brasileiro, pode ser também tributada aos aprendizados com erros, excessos e omissões, que são raros mas presentes em todas as instituições, não estando blindado o Ministério Público a eles. A escolha do tema da Revista do Conselho Nacional do Ministério Público deste ano de 2015 foi mais que uma homenagem ao Ministério Público, a esta instituição madura, hoje com seus 27 anos no atual modelo. É um reconhecimento da Comissão de Acompanhamento Legislativo e Jurisprudência e do CNMP o relevante papel desta instituição no combate a um dos maiores males brasileiros: a corrupção. O chamamento de membros do Ministério Público, operadores do direito em geral e Professores e Doutrinadores de escola à reflexão sobre a atuação desta instituição no combate à improbidade administrativa é, para além de reconhecimento do papel de protagonista do Ministério Público nesta função, possibilidade de reflexão sobre novas formas de agir, novas formas de pensar e novas maneiras de atuar no combate à improbidade administrativa. Com imensa satisfação tenho a honra de apresentar e entregar a Revista do Conselho Nacional do Ministério Público do ano de 2015, fazendo sinceros votos de que as reflexões contidas nestas páginas ecoem na instituição e na comunidade jurídica e produza bons frutos.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho 2019

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Ao submeterem artigos à Revista do Conselho Nacional do Ministério Público, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a Revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território ou qualquer outra, incluindo as plataformas de indexação de periódicos científicos nas quais a Revista venha a ser indexada. A Revista do CNMP fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.