Projeto sustentando a atenção primária do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN)
os desafios da judicialização da saúde pública e uma atuação resolutiva com apoio dos centros de apoio operacionais
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar o “Projeto SUStentando a Atenção Primária” e analisar como uma atuação extrajudicial estratégica e estruturada do Ministério Público pode contribuir para a efetivação do direito à saúde no que toca à atenção básica. A pesquisa adota a metodologia de estudo de caso, utilizando fontes bibliográficas, documentais e legislativas. A atuação extrajudicial do MPRN, facilitada pelo CAOP Saúde, mostra-se eficaz ao resolver fragilidades sem recorrer à Justiça, fortalecendo a atenção básica por meio de acordos diretos com gestores de saúde. Concluise que o “Projeto SUStentando a Atenção Primária”, vencedor do Prêmio CNMP 2023, representa uma abordagem resolutiva e e?ciente na defesa do direito à saúde, fortalecendo a gestão pública e garantindo maior efetividade dos serviços oferecidos pelo SUS.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcus Aurélio de Freitas Barros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem artigos à Revista do Conselho Nacional do Ministério Público, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a Revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território ou qualquer outra, incluindo as plataformas de indexação de periódicos científicos nas quais a Revista venha a ser indexada. A Revista do CNMP fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.