A importância da gestão de riscos para do gerenciamento de crises no sistema prisional

Auteurs

  • Edmundo Reis Silva Filho
  • Yuri Fonseca Lopes

Mots-clés :

Sistema Prisional, Segurança Pública, Ministério Público

Résumé

Este artigo visa discutir a importância da gestão de riscos e do gerenciamento de crises no sistema prisional, amparada na Recomendação n. 90, de 22 de fevereiro de 2022, do Conselho Nacional do Ministério Público, com base na normativa ISO de gestão de riscos, estabelecendo parâmetros de avaliação, identificação, tratamento, classificação, gestão e controle, sugerindo um modelo de atuação frente a crises de múltiplos espectros no âmbito do sistema penitenciário brasileiro.

Références

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR ISO 31000: Gestão de Riscos: princípios e diretrizes. Rio de Janeiro, 2018.

BECK, Ulrich. Risk Society: Towards a New Modernity. SAGE Publications, 1992.

BRASIL. Conselho Nacional do Ministério Público. Resolução n. 90, de 22 de fevereiro de 2022. Dispõe sobre os protocolos de atuação do Ministério Público nos contextos de crise no sistema de segurança pública e no sistema prisional. Disponível em: https://www.cnmp.mp.br/portal/images/Recomendacoes/Recomendao-n-90-2022.pdf. Acesso em: junho de 2023.

BRASILIANO, Antonio Celso Ribeiro. Inteligência em riscos: gestão integrada em riscos corporativos. 2ª edição revisada e ampliada com o COSO 2017 e ISO 31000:2018, 2018.

FUSELIER, G. Dwayne; ZANDT, Clinton R. Van; LANCELEY, Frederick J. Negotiating the protracted incident: The Oakdale and Atlanta prison sieges. FBI Law Enforcement Bulletin, FBI, v. 58, n. 7, julho 1989.

GIEBEL, Marion. O Oráculo de Delfos. Trad. Evaristo Pereira Goulart. São Paulo: Odysseus Editora, 2013.

JACOBS, Thomas Owen. Strategic Leadership: The Competitive Edge. National Defense University Press, 2002.

LA FÁBRICA DE PENSAMIENTO INSTITUTO DE AUDITORES INTERNOS DE ESPAÑA. Definición e implantación de Apetito de Riesgo, 2013.

PAES MANSO, Bruno; DIAS, Camila Nunes. A guerra: A ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil. São Paulo: Todavia, 2018. MARQUES, Adalton.

SOUZA, Hendrio Inandy José. Utilização do Gerenciamento de Riscos na Gestão Penitenciária Brasileira. In: SOUZA, Hendrio Inandy José; LEIMGRUBER, Mônica Pinto; LOPES, Yuri Fonseca (Orgs.). Inteligência, Segurança Pública e Organização Criminosa. Brasília: Gráfica Movimento, 2020.

Téléchargements

Publiée

2025-02-11