O grito da Caatinga
impactos socioeconômicos do desmatamento e a inteligência artificial como esperança de dias melhores
Palavras-chave:
Caatinga, desmatamento ilegal, impactos socioeconômicos, inteligência artificialResumo
A Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro de inestimável valor, enfrenta desafios significativos devido ao desmatamento ilegal, que gera perda de biodiversidade, desertificação e graves impactos socioeconômicos, como pobreza e insegurança hídrica para as comunidades locais. Nesse cenário, a inteligência artificial (IA) surge como uma ferramenta revolucionária para o monitoramento e combate a essas práticas. Este artigo explora a aplicação de técnicas de IA para aprimorar a detecção de atividades ilícitas, otimizar a fiscalização e subsidiar a tomada de decisões. Conclui-se que o uso estratégico da IA pode identificar padrões de desmatamento, prever áreas de risco e apoiar o manejo sustentável, promovendo a conservação do bioma e o desenvolvimento socioambiental da região.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luciano Nunes Maia Freire, Gina Vidal Marcílio Pompeu

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem artigos à Revista do Conselho Nacional do Ministério Público, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a Revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território ou qualquer outra, incluindo as plataformas de indexação de periódicos científicos nas quais a Revista venha a ser indexada. A Revista do CNMP fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.