Eficiência no Ministério Público do Trabalho
um modelo de análise envoltória de dados para mensuração de desempenho da atuação extrajudicial
DOI:
https://doi.org/10.36662/revistadocnmp.i12.704Palavras-chave:
Ministério Público do Trabalho, Análise Envoltória de DadosResumo
Na administração pública gerencial, em que se preza a otimização na gestão de recursos, a redução de custos e o aumento da qualidade dos serviços estaduais, ganha vulto o enfoque na eficiência governamental. No âmbito do Ministério Público do Trabalho, nota-se a carência de um modelo estruturado de mensuração que permita o monitoramento do desempenho institucional. Assim, este trabalho teve por objetivo identificar as variáveis determinantes para a análise de eficiência da atuação extrajudicial das unidades regionais do MPT. O estudo, qualitativo, foi realizado por meio da análise de conteúdo e da triangulação de dados primários e secundários, coletados via entrevistas e pesquisa documental, tendo por base a técnica matemática de análise envoltória de dados. Como resultado, foram definidos todos os elementos de entrada para a implementação do modelo DEA na instituição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rodrigo Silveira Xavier, Marcelo Ribeiro Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem artigos à Revista do Conselho Nacional do Ministério Público, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a Revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território ou qualquer outra, incluindo as plataformas de indexação de periódicos científicos nas quais a Revista venha a ser indexada. A Revista do CNMP fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.