Apresentação
Palavras-chave:
apresentaçãoResumo
Com o intuito de dar prosseguimento a um dos projetos da Comissão de Jurisprudência do Conselho Nacional do Ministério Público, apresentamos o segundo número da Revista do Conselho Nacional do Ministério Público. A inspiração é a mesma: incentivar o debate sobre o papel do Ministério Público na sociedade, bem como a interação desta Instituição com outras organizações do Estado. Neste caso específico, as relações entre o Ministério Público e a Polícia. Não é demais ressaltar que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) consolidou-se como instituição fundamental na ordem jurídica brasileira. Além do papel de controle, o Conselho Nacional do Ministério Público também tem diversificado suas frentes de atuação, buscando debater a necessidade de coordenação das ações do Ministério Público e a avaliação do desempenho das funções constitucionais. Alguns exemplos dessas iniciativas são os diversos projetos iniciados ao longo dos anos por comissões temáticas, estimulando a discussão sobre o papel do Ministério Público no Estado Constitucional de Direito. O segundo número da Revista do Conselho Nacional do Ministério Público traz à discussão tema diretamente relacionado com o controle externo da atividade policial: as relações entre o Ministério Público e a Polícia. Na mesma linha do primeiro número da revista, a obra reúne contribuições de distintas tradições jurídicas, elaboradas por especialistas e pesquisadores reconhecidos nos respectivos países, além de um artigo do conselheiro Cláudio Barros Silva. A obra contou com o apoio de conselheiros, membro auxiliar, funcionários, bem como com a inestimável colaboração dos autores. Agradeço especialmente à Secretaria de Comunicação Social, que cuidou da edição deste número.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Roberto Monteiro Gurgel Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem artigos à Revista do Conselho Nacional do Ministério Público, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a Revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território ou qualquer outra, incluindo as plataformas de indexação de periódicos científicos nas quais a Revista venha a ser indexada. A Revista do CNMP fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.